Como sabemos a idade do Sistema Solar? – Espaço do Conhecimento UFMG

Saúde e Bem-estar

Como sabemos a idade do Sistema Solar?

Conheça o Cinturão de Kuiper e a Nuvem de Oort, os “fósseis” do Sistema Solar

 

21 de maio de 2024

 

O Sistema Solar é composto pelo Sol e oito planetas, mas não são apenas estes os corpos que o compõem. Alguns dos objetos, frequentemente esquecidos, são basicamente fósseis da formação desse conjunto. Os limites do Sistema Solar são demarcados geralmente por duas regiões repletas de pequenos corpos rochosos, a primeira sendo o Cinturão de Kuiper e a segunda, mais distante ainda, a Nuvem de Oort.

Representação artística de como seriam o Cinturão de Asteroides, Cinturão de Kuiper, a Nuvem de Oort e suas órbitas. (Créditos: ESA).

 

O Cinturão de Kuiper é uma região em formato de rosquinha que está além da órbita de Netuno. Ele é composto basicamente por rochas e gelo, e é onde encontramos diversos planetas anões, além de ser a origem de muitos cometas que orbitam nosso Sistema. Objetos dessa região são classificados em dois grandes grupos: Objetos do Cinturão de Kuiper (KBOs) ou Objetos Trans-Netunianos (TNOs), sendo que estes têm órbitas que em algum momento coincidem com a órbita de Netuno.

 

Por outro lado, a Nuvem de Oort, que muitas vezes é utilizada para marcar o limite do Sistema Solar, é uma região com um formato que lembra uma bolha, também composta por rocha e gelo. Estima-se que ela tenha bilhões ou até mesmo trilhões de objetos. A Nuvem se estende desde o limite do Cinturão de Kuiper até 3,2 anos-luz de distância do Sol, onde a influência dela começa a disputar com outras estrelas, como Alpha Centauri.

 

Representação artística da formação de um sistema planetário ao redor de uma estrela, muito próximo de como foi a formação do Sistema Solar. (Créditos: ESO).

 

Conseguimos encontrar, através dos objetos dessas regiões, vestígios da formação do Sistema Solar que estão preservados há bilhões de anos. Esses vestígios oferecem a oportunidade de reconstruir as condições iniciais do nosso Sistema. As sondas Rosetta e New Horizons são basicamente os dois principais laboratórios no limite do Sistema Solar que estudam a composição, a estrutura e o comportamento desses objetos. 

 

 

Preservada em rocha e gelo, temos a história da origem do Sistema Solar, ou seja, como ele era há 4,5 bilhões de anos atrás. Conseguimos, assim, buscar respostas para perguntas como “De que maneira a água chegou aos planetas e luas do Sistema Solar?” e também entender os processos da formação de um sistema planetário como o nosso, comparando-o com sistemas que ainda estão em formação.

 

Referências

Kuiper Belt Missions Could Reveal the Solar System’s Origins.

Oort Cloud.

The Kuiper Belt.

 

Para saber mais

Planetas Anões.

Descobrindo o Céu | Planetas Anões.

Descobrindo o Céu | Voyagers: as viajantes do Sistema Solar e além.