Chuvas no RS: com lama até o joelho, jovem mostra a destruição da casa da avó

Distrito Federal

O influencer Jesiel Henrique Burkhard, de 23 anos, decidiu usar suas redes sociais para mostrar a destruição da casa da avó depois do imóvel ter ficado totalmente submerso durante as fortes chuvas que alagaram o Rio Grande do Sul. Nos vídeos, é possível ver o jovem andando com a lama na altura do joelho. Até o rosto de Jesiel está sujo.

Em entrevista à CNN, Jesiel relata que a casa foi planejada para não sofrer com as enchentes, mas a água entrou no imóvel três vezes nos últimos oito meses. Em setembro, a água subiu 50 centímetros dentro da casa. Por ser de madrugada, a família perdeu muitos bens materiais. Nas chuvas de novembro, alagou dez centímetros.

A casa fica na rua Borges de Medeiros, na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari. Nela, moram dois idosos: Teresinha Geci da Silva, de 70 anos, e Arlindo da Silva, de 90 anos. Eles são avó e tio-avô da esposa de Jesiel.

Os idosos foram resgatados no dia 30 de abril por um caminhão que a própria família arrumou, a rua já estava alagada. Teresinha e Arlindo estão abrigados na casa da filha da idosa. Jesiel conta que a família vai procurar um imóvel para alugar, porque os idosos não querem mais voltar para casa na rua Borges de Medeiros.

Em um dos vídeos compartilhado nas redes sociais, o jovem aparece no telhado da casa dos vizinhos da avó. Jesiel subiu, sem nenhuma proteção, para salvar uma cadela que estava presa no teto há cinco dias.

A família adotou o animalzinho e está cuidando da Vivi. O nome foi dado como apelido de Vitória. Jesiel relembra que foram 20 minutos de resgate. “Tomei essa atitude porque ela estava sofrendo”.