CE: nadador vai parar no hospital após ataque de águas-vivas em praia

Notícias e Atualidades

Conhecido como “Ricardo Tubarão”, o corretor de imóveis e nadador Ricardo Duarte, de 67 anos, foi atacado por águas-vivas na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). A situação aconteceu na última terça-feira (26/3) e o homem foi resgatado por uma equipe feminina de canoagem.

Praticante de natação desde a juventude, Ricardo disse que nadava normalmente quando sentiu uma dor profunda no braço e começou a sentir dificuldade de respirar. Segundo ele, os sintomas o deixaram preocupado, principalmente, por estar no mar e longe da costa.

“Passou uns minutos e comecei a tossir, tossir muito. Não parava de tossir, não parava de tossir. E comecei a perder a respiração e saiu secreção as dores intensas no braço aumentaram. Nunca tinha sentido algo na vida desse jeito. Muitas tonturas e já estava sem fala”, relatou ele ao portal g1.


0

Resgate

De acordo com Ricardo Duarte, ele já estava perdendo as forças quando viu uma equipe de canoagem próximo a ele.

“Foi quando apareceu uma canoa. Uma equipe de canoagem e dentro estava uma enfermeira. Estava lá e graças a Deus resolveram ir até a mim e me reconheceram. Eu já estava quase apagado. Elas me colocaram dentro da canoa e me levaram para a areia da praia. Me levaram imediatamente para o hospital. Você está tendo um choque! Disse uma pessoa.”

Após chegar ao hospital, Ricardo Duarte afirmou que apareceram manchas na pele e ficou com corpo tremendo. Disse também que só ficou bem quando recebeu injeções.

“Quando a equipe médica me viu ficaram assustados e me levaram para tomar injeções. Muito soro e fiquei internado e as vermelhidões foram diminuindo. Tive também umas tremedeiras. Fui para casa e recebi alta e levei uns remédios.”

Comportamento atípico

Uma das pessoas que estava no grupo de canoagem, era a consultora de vendas, Mayra Dias Thé. Segundo ela, notou um comportamento estranho no nadador e, por isso, se aproximaram de “Tubarão” para ver o que era.

“Era por volta das 6h30 e a nossa equipe percebeu que havia um banhista com um comportamento estranho. Ele estava parado e só com a cabeça para fora, o que é algo anormal para um nadador. Aí chegamos perto e conseguimos resgatá-lo rapidamente e levá-lo para a faixa de areia. Graças a Deus deu tudo certo”.

Veja as orientações do Corpo de Bombeiros para prevenir acidentes com os animais:

  • Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;
  • Pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas. Se houver, evite entrar no mar;
  • Saia da água imediatamente ao avistar águas-vivas;
  • Evite entrar no mar sozinho ou à noite;
  • Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.
  • Se você for queimado, saia imediatamente da água e lave o local apenas com água do mar, sem esfregar as mãos na área afetada.
  • A única outra substância recomendável para se colocar na área atingida é o vinagre, que neutraliza a ação da toxina.
  • Nunca toque nos animais, nem mesmo naqueles que estejam mortos na areia da praia.
  • Caso haja grande área de queimadura, ou se surgirem sintomas como vômitos, náuseas, cãibras musculares ou dificuldade para respirar, é recomendado que se busque uma unidade de saúde para tratamento específico.