Cachorros e inteligência artificial podem prever terremotos; entenda

Tecnologia


Mudanças no comportamento de cães podem ser monitorados e transformados em alertas; projeto está sendo testado em Lima, no Peru, área mais tectonicamente ativa do mundo Uma coleira inteligente pode ser a chave para um problema que ainda desafia a comunidade científica: a impossibilidade de prever quando um terremoto irá ocorrer. Em uma iniciativa pioneira na América Latina, um grupo de cientistas e pesquisadores das áreas de medicina veterinária, tecnologia e mídia desenvolveu um sistema de alerta de terremotos baseado no comportamento de cães, animais que, de acordo com diversos estudos sistemáticos, possuem sensibilidade apurada para detectar precocemente este tipo de evento natural.
Batizado de Animal Alerts, o sistema funciona através de uma coleira inteligente, desenvolvida pela empresa PetPace, especializada em monitoramento animal. Por meio de sensores não-invasivos, o equipamento coleta em tempo real dados como pulso, respiração e temperatura corporal do animal. Estas informações são enviadas para um banco de dados na nuvem e processadas por um modelo de inteligência artificial capaz de determinar o nível de estresse do cão.
🔎 Inteligência artificial pode salvar vidas de animais selvagens; veja como
Animal Alerts: a partir de dados coletados por uma coleira inteligente, sistema usa informações de saúde de cães para disparar alertas de terremoto
Divulgação/Animal Alerts
📝A inteligência artificial pode ser perigosa? Participe do debate no Fórum TechTudo
Quando vários animais em uma mesma localidade apresentam um aumento fora do normal nestes níveis de estresse, pode ser um indicativo de terremoto. Para excluir quaisquer outros eventos que possam estar por trás desta variação, a coleira também coleta dados como a temperatura do ambiente e as fases da lua, e todas as informações ainda são comparadas junto à dados sísmicos da região.
O sistema está sendo testado atualmente na cidade de Lima, no Peru, que é localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico — área reconhecida como a mais tectonicamente ativa do mundo. De acordo com o especialista em gerenciamento de risco de desastres Carlos Guardia Brown, que integra o projeto, a infraestrutura da cidade é extremamente vulnerável à atividade sísmica, tornando os avisos prévios essenciais para salvar vidas.
Disparo dos alertas
Para uma comunicação eficiente, a ideia é que os alertas de terremoto sejam disparados simultaneamente em várias mídias, como televisão, rádio, internet, notificações via celular e outdoors digitais. O projeto já conseguiu parcerias com empresas de comunicação para a transmissão destes alertas, mas continua buscando mais voluntários para a divulgação do programa.
No site do Animal Alerts, é possível, além de se cadastrar para receber os avisos, também voluntariar seu pet para receber a coleira inteligente, tornando-o parte do projeto. Esta opção está disponível, por enquanto, apenas para a cidade de Lima, onde os testes estão sendo realizados, mas os desenvolvedores e pesquisadores pretendem, em breve, expandir o projeto para outros países com grande atividade sísmica.
Com informações de Animal Alerts
Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 👈
Um Só Planeta atualizado
Divulgação/Um Só Planeta
Mais do TechTudo:
6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!
Initial plugin text