Bombardeio ucraniano deixa ao menos 7 mortos e 15 feridos na Rússia

Distrito Federal

Pelo menos sete pessoas morreram e 15 ficaram feridas depois que parte de um prédio desabou, após um ataque com mísseis ucranianos na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia. A informação foi divulgada por autoridades russas.

“A cidade de Belgorod foi submetida a bombardeios massivos das forças armadas da Ucrânia”, disse Vyacheslav Gladkov, governador da região. “Como resultado de um impacto direto de uma bomba em um prédio, toda a entrada do décimo ao primeiro andar colapsou”, completou.

Não ficou imediatamente claro quais armas foram usadas no ataque – ou se foram fornecidas pelo Ocidente.

Uma testemunha no local disse que havia muitas ambulâncias e carros de bombeiros. “Uma seção inteira de um prédio de 10 andares desabou”, disse à Reuters sob condição de anonimato. “Vejo várias vítimas. Os bombeiros estão vasculhando os escombros”, observou.

O Ministério da Defesa russo comunicou no domingo (12) que as suas forças de defesa aérea destruíram dois mísseis balísticos convencionais lançados durante a noite pelas forças ucranianas sobre a região de Belgorod.

Tanto a Ucrânia como a Rússia afirmam que não têm como alvo civis, embora muitos tenham sido mortos por ambos os lados na guerra.

As forças russas abriram no início deste mês uma nova frente na região nordeste de Kharkiv, na Ucrânia, vizinha da região russa de Belgorod, que tem sofrido repetidos ataques da Ucrânia por drones e artilharia.

Não houve comentários imediatos da Ucrânia. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente os relatos do campo de batalha de nenhum dos lados.