Bidon encantava desde Vitor Pereira antes de virar ‘diamante’ no Corinthians

Esportes

Mesmo com a primeira posição do grupo F e uma vaga direta às oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana em jogo, a partida entre Corinthians e Racing (URU) terá a simbologia de uma transição.

Corinthians x Racing (URU), pela CONMEBOL Sul-Americana, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ nesta terça-feira (28), às 19h (de Brasília).

Na mesma noite em que se despedirá de Paulinho, um dos maiores ídolos da história do clube, o torcedor presente na Neo Química Arena terá em campo um herdeiro do legado de volantes de destaque que marcou o time do Parque São Jorge.

Dono da camisa 27, Breno Bidon ganhou o posto de titular sob o comando de António Oliveira e vem se consolidando no meio de campo ao lado de Raniele e Rodrigo Garro.

Os passos da joia de 19 anos, no entanto, são acompanhados há muito tempo no Parque São Jorge.

Em 2022, ainda intercalando entre as categorias sub-17 e sub-20 do Corinthians, Bidon teve a oportunidade de participar de treinamentos com a equipe principal sob o comando de Vítor Pereira. E o desempenho do meio-campista ao lado dos veteranos no CT Dr. Joaquim Grava chamou a atenção da comissão técnica portuguesa.

“Médio ‘box to box’ de elevada capacidade técnica, se destacando na capacidade de decisão”, detalhou à ESPN Filipe Almeida, que trabalhou no Corinthians como auxiliar de Vítor Pereira, e que desde janeiro é o treinador principal do FK Auda, da Letônia, ao ser questionado sobre a avaliação que tomou sobre Bidon.

“Muito inteligente para explorar espaços, juntando um primeiro toque de muita qualidade que lhe permite, com eficácia, tomar decisões que afetam positivamente o jogo. Mostra recepção orientada à frente revelando qualidade não só de último passe, mas também na finalização de média distância com o pé esquerdo. É um jogador de elevado potencial e margem de evolução, quer do ponto de vista técnico-tático, quer do ponto de vista físico”.

“Um dos aspetos que poderá melhorar o seu jogo e a sua performance, particularmente do ponto de vista defensivo, é a agressividade na disputa dos duelos, aspecto que contorna com a sua capacidade de decisão, leitura dos espaços e de antecipação das ações dos colegas e adversários. A sua capacidade de trabalho e comprometimento demonstrados, tais como a vontade de evoluir a cada treino, vão fazê-lo progredir nestes domínios da performance”.

Dois anos depois, Bidon ganhou a confiança de outro treinador português e assumiu o posto de titular do Corinthians na vaga deixada por Maycon, que se recupera de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e que não voltará aos gramados em 2024.

“O Bidon é um diamante”, resumiu o técnico António Oliveira em entrevista exclusiva à ESPN. “Um achado que criamos a partir do momento da lesão do Maycon. Vou ver o mais honesto e transparente possível. O Bidon, quando o olhava treinar desde que cheguei, era o jogador que menos me saltou a vista. Não dei tanta atenção”, revelou.

play

4:54

António Oliveira abre o jogo sobre relação com Yuri Alberto no Corinthians: ‘Técnico também é um pai’

Treinador do Corinthians concedeu entrevista exclusiva à ESPN

“Em um jogo que fizemos com o Água Santa, tivemos uma expulsão. Por acaso jogamos com uma linha de 5, que não quis desestruturar. Tirei os dois pontas, coloquei um lateral e compus uma linha de meio-campo onde o Bidon virou 5. Coloquei dentro do que eu tinha no banco e porque o jogo seguinte era importante. Veio a oportunidade. Foi sem nenhuma expectativa. Quando coloquei no jogo, vi as ações dele e fiquei maravilhado. Com um a menos, a equipe até jogou mais e criou até mais chances”, seguiu.

“O Breno [Bidon] percebe o jogo todo. Do ponto de vista técnico é refinado, então mapeia o jogo todo. O Garro tem outras características. Sob o ponto de vista tático é menos rigoroso, mas dá outras valências. O Bidon está compensando o Rodrigo [Garro]. Ele entende que, se abandona um espaço, alguém tem de ir ocupar”.

“É um diamante que o clube tem. Vai crescer cada vez mais. É extremamente inteligente, extremamente técnico e é um jogador que precisa de pouca informação para perceber o que o treinador quer. Tem sido muito importante. O Maycon e o Bidon parecem que às vezes andam de pantufas no jogo, ninguém dá nada por eles, mas são tão ou mais importantes que os outros. Muitas vezes há mais protagonistas, mas eles foram cobrir os protagonistas para os gols saírem”, finalizou.

Eleito melhor jogador da Copa São Paulo de 2024, que terminou com o título do Corinthians, Bidon tem contrato com o clube até dezembro de 2028, e multa rescisória para o exterior na casa dos 50 milhões de euros (cerca de R$ 280 milhões).

Onde assistir a Corinthians x Racing (URU)?

Corinthians x Racing (URU), pela 6ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ nesta terça-feira (28), às 19h (de Brasília).

Próximos jogos do Corinthians: