Barcelona: Xavi fará reunião com diretoria e pode seguir como técnico

Esportes

Segundo apurou a ESPN, o técnico do Barcelona, Xavi, ainda não tomou uma decisão definitiva sobre seu futuro e vai se reunir com a alta cúpula do clube nos próximos dias, podendo seguir no cargo para a próxima temporada.

Xavi, de 44 anos, anunciou em janeiro que deixaria o comando do Barça assim que 2023/24 se encerasse. No entanto, ele ficou indeciso após o clamor nas últimas semanas por parte da diretoria, dos jogadores e da torcida, que pedem sua permanência.

Nas últimas semanas, o presidente Joan Laporta, o vice Rafa Yuste e o diretor de futebol Deco, que são os principais cartolas da instituição, declararam publicamente que querem que o treinador siga em seu trabalho.

Pessoas ouvidas pela reportagem, salientam que Xavi segue indeciso na reta final de uma temporada que deve terminar sem troféus, já que a equipe culé foi eliminada da Champions e da Copa do Rei e está 11 pontos atrás do líder Real Madrid em LALIGA, faltando apenas seis partidas para serem jogadas.

Fontes ainda ressaltaram que a reunião entre técnico e diretoria deve acontecer nesta semana ou no início da próxima. No encontro, devem ser apresentados a Xavi os planos para a próxima temporada, de forma que o treinador e seu estafe consigam se preparar.

Nos bastidores, sabe-se que o Barcelona não poderá gastar alto para contratar um novo comandante, já que o clube vive situação financeira complicadíssima. Além disso, Xavi segue prestigiado por seu trabalho, iniciado em 2021, apesar dos resultados decepcionantes dos últimos dias.

Fontes ouvidas pela ESPN asseguraram que o técnico estaria aberto a reconsiderar sua decisão de deixar o Camp Nou se receber “certas garantias” sobre planejamento de elenco e contratação de reforços para 2024/25.

Vale lembrar que o Barça atualmente está acima do limite de gastos com salário imposto por LALIGA. Como a reportagem mostrou recentemente, isso pode forçar o time a vender atletas titulares, como o zagueiro Ronald Araújo, na próxima janela de transferências para equilibrar as contas e conseguir investir em outros setores do plantel.

Os problemas financeiros também complicam o panorama para encontrar um possível substituto para Xavi.

Na semana passada, a ESPN revelou que o ex-zagueiro Rafa Márquez, multicampeão pelos blaugranas nos tempos de jogador e atualmente treinador do Barcelona B, apareceu como um dos candidatos a assumir o cargo de Xavi – principalmente porque se adequaria na política de gastos da equipe.

Márquez seria uma contratação “low-cost” e vem fazendo boa campanha com o Barça B na 3ª divisão espanhola, trabalhando algumas das mais novas revelações da base em La Masia.

Ao mesmo tempo, nomes como Hansi Flick e Thomas Tuchel ainda não foram descartados pela alta cúpula catalã. Todavia, já se sabe nos bastidores que seria complicado convencer os alemães a aceitarem um convite, principalmente pelas dificuldades econômicas da instituição.

Próximos jogos do Barcelona: