Barcelona define ‘plano A’ em caso de demissão de Xavi

Esportes

Ex-treinador do Bayern de Munique e da seleção da Alemanha, Hansi Flick é um dos principais candidatos para ocupar a vaga de Xavi no Barcelona caso o espanhol seja demitido, apurou a ESPN.

Mas, o clube catalão não tomará uma decisão final até que o presidente Joan Laporta se encontre com o atual treinador, em reunião marcada para a próxima semana.

Fontes acrescentam que Rafa Márquez, treinador que está na base do Barcelona, e Thomas Tuchel, que já anunciou que deixará o Bayern Munique no final da temporada, também estão na lista enquanto Roberto de Zerbi é outro que teve seu nome vinculado ao clube.

A ESPN revelou na última quarta-feira (22) que o diretor esportivo do Barcelona, Deco, e Bojan, coordenador da área de futebol do clube, viajaram para Londres. Uma das razões da viagem seria um encontro com Flick e o seu representante.

A reportagem não conseguiu confirmar que de fato houve esse encontro, mas várias fontes admitem que houve contatos com o alemão e que o ex-técnico do Bayern de Munique é uma das “opções mais fortes” para substituir Xavi no caso o treinador catalão seja demitido.

Por sua vez, outras fontes indicam que Xavi ainda não recebeu qualquer informação oficial sobre o seu futuro, mas suspeita que pode estar vivendo os seus últimos dias no clube catalão. Fontes próximas ao treinador garantem que o objetivo do espanhol é cumprir o contrato até o fim.

Porém, se Xavi for demitido e pedir o pagamento da rescisão, ambas as partes teriam que negociar, algo que poderia complicar ainda mais a decisão de Laporta, já que, como vem noticiando a ESPN, a delicada situação financeira do clube foi um dos motivos para o Barcelona manter Xavi no cargo.

Apesar da situação, Laporta tem Hansi Flick como principal objetivo para acertar o Barcelona em campo. Antes de assumir o cargo de presidente pela segunda vez em março de 2021 (a primeira foi entre 2003 e 2010), Laporta entrevistou Ralf Rangnick para ser diretor esportivo e ter ainda o próprio Flick como treinador.

Porém, o então treinador do Bayern de Munique já tinha compromisso com a seleção alemã, e o clube catalão decidiu manter Ronald Koeman no cargo. Agora, Flick está sem equipe, e Laporta pode aproveitar o bom relacionamento com seu agente, Pini Zahavi, para finalmente realizar seu desejo de ter um técnico alemão sob o comando do Barcelona.

Tuchel, que também está livre, é outra alternativa, enquanto Márquez continua à espera de novidades sobre o seu futuro. O mexicano termina seu contrato com o Barcelona Athletic no dia 30 de junho e, ainda não há um acordo para renovar o vínculo

Onde assistir Sevilla x Barcelona por LALIGA?

Sevilla x Barcelona acontecerá neste domingo (26), às 16h, por LALIGA, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.