Avaliador Premiado: 5 riscos de usar aplicativo que promete renda extra

Tecnologia


Avaliador Premiado promete remuneração fácil em troca de avaliações de looks e produtos, mas cobra assinatura, não paga participantes e pode roubar dados; confira detalhes Avaliador Premiado é uma plataforma que promete retorno financeiro fácil por meio de avaliações de marcas e roupas online. O aplicativo, que atualmente não está disponível em nenhuma loja oficial para Android e iPhone (iOS), se popularizou nas redes sociais, mas é alvo de inúmeras reclamações de golpe. De forma geral, a plataforma exige uma taxa de assinatura e participação de aulas para entender o funcionamento, mas o pagamento pelo trabalho não é depositado. O cadastro de dados pessoais também oferece risco à segurança digital dos usuários. A seguir, confira uma lista com os principais riscos para usar o Avaliador Premiado.
🔎 Cupom da vez é confiável? Saiba como funciona app que promete renda extra
📲Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Opina Pix promete dinheiro extra com avaliações de empresas, mas não paga usuários
Mariana Saguias/TechTudo
📝Golpe no WhatsApp pedindo dinheiro. Como resolver definitivamente? Usuários respondem no Fórum TechTudo.
1. Vazamento de dados bancários e pessoais
Um dos principais riscos de utilizar o Avaliador Premiado é o vazamento de dados bancários e pessoais dos usuários. A plataforma exige o pagamento de uma taxa e o compartilhamento de diversas informações como nome completo, CPF e número do cartão de crédito. Não é recomendado fornecer informações pessoais e financeiras a sites não confiáveis, já que os dados podem ser vazados e entregues a golpistas capazes de fazer cadastros, compras online, entre outras fraudes no nome de um terceiro.
3. Prejuízo financeiro
Outro risco de usara o Avaliado Premiado é o prejuízo financeiro que ele pode causar. Para utilizar o app é necessário pagar uma taxa que varia entre R$ 47,00 e R$ 97,00. Não há nenhuma garantia de que o usuário será pago pelas avaliações realizadas e se haverá o reembolso do valor da assinatura. A plataforma soma inúmeras reclamações no fórum Reclame Aqui. Há relatos sobre o não recebimento dos valores esperados, tentativas de débito da conta, retenção do saldo obtido e falta de assistência do app para responder essas questões.
3. O app pode ser ilegal ou extraoficial
O Avaliador Premiado pode ser considerado ilegal e extraoficial. O aplicativo não compartilha informações sobre quem são os desenvolvedores e qual é a empresa responsável pelo serviço. Não há registos que ele siga os padrões de seguranças e as regulamentações necessárias. A plataforma alega ter parceria com grandes lojas, que negam qualquer relação. De forma geral, o serviço está relacionado a fraudes financeiras, violações de privacidade, phishing e até mesmo pirataria, o que pode ter efeitos legais.
4. Malwares
Outro risco relacionado ao uso do Avaliador Premiado é o risco de a plataforma conter malwares que serão instalados no dispositivo do usuário. Esse tipo de software malicioso é usado para danificar sistemas e interceptar dados, afetando o funcionamento de dispositivos eletrônicos.
O aplicativo não está presente nas lojas oficiais de apps, de forma que o download é feito por meio de sites terceiros e em APK, (que significa Android Package Kit, em inglês). APK é um formato de arquivo que instala apps no sistema operacional Android fora da Google Play Store. Para a instalação ser feita, é necessário configurações de segurança do dispositivo sejam desativadas, tornando os smartphones muito mais vulneráveis.
5. O app pode prejudicar o desempenho do celular
Utilizar o app Avaliador Premiado também pode prejudicar o desempenho de dispositivos, já que a instalação pode carregar diversos softwares maliciosos que danificam aparelhos. Os spywares e stalkerwares, como são chamados, podem monitorar ações realizadas nos aparelhos. Eles causam lentidão do sistema, acabam com a bateria e dados móveis muito mais rápido, travam o dispositivo e também causam superaquecimento. Por isso, é indicado evitar a instalação de arquivos de fontes não oficiais.
Mais do TechTudo
Veja também: ‘Caí no golpe do Pix, e agora?’ Veja o que fazer e como recuperar
‘Caí no golpe do Pix, e agora?’ Veja o que fazer e como recuperar