Arraial do Pavulagem promove Roda de Boi com Mestra Andréa Melo e Luê neste sábado, em Belém

Entretenimento

A banda Arraial do Pavulagem fará um show para eletrizar as expectativas pelos Arrastões e arrecadar doações para a população gaúcha. O momento de festa e solidariedade ocorre neste sábado (1º), às 20h, no Boulevard da Gastronomia. A apresentação gratuita terá participação da Mestra Andréa Melo e da cantora Luê.

Com o tema “Arraial do Saber”, a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com realização da Prefeitura de Belém, através da FUMBEL, Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Governo do Pará.

“ARRAIAL DO SABER”

O tema da 37ª edição do Arrastão do Pavulagem é “Arraial do Saber”, celebrando a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará e destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia.

Na Roda de Boi deste sábado (1º), a convidada é a Mestra Andréa Melo, que há 24 anos é vice-presidente, ama e catirina do Boi Bumbá Flor da Juventude – grupo folclórico formado por mais de 50 crianças e adultos, com mais de duas décadas de atuação na comunidade do Caraparu (Guamá), periferia de Belém.

Antes, o Instituto Arraial do Pavulagem promoveu, no último 18 de maio, um ciclo de debates e shows no projeto “Oralidades” que também contou com a presença de Mestras de cultura paraense.

As convidadas foram: Mestra Iracema Oliveira (artista-guardiã do Pássaro Junino “Tucano” e outros folguedos populares de Belém), Tia Fausta (ama do Boi “Resolvido”, mestra-compositora da Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, baixo Acará), Mestra Cerena Aurora (multiartista, animadora do boi “Catavento” e da brincadeira de arvoredo, Cordão de Pássaro “Bem-te-vi”, representante de Viseu).

Em 2024, a iniciativa reverência em sua programação as detentoras de saberes e fazeres, enfatizando a representação da natureza-mãe, fonte de força e criação.

LUÊ

A cantora paraense Luê, que tem lançado uma série de singles nas últimas semanas, também participa do show. Ela já colaborou com artistas como Fafá de Belém, Luísa e os Alquimistas, Curumin, Giovani Cidreira, Serena Assumpção, Vox Sambou, entre outros.

Seu álbum mais recente é “091”, onde busca se conectar com suas origens e herança musical regional que vem de berço – a artista é filha de Júnior Soares, músico e co-fundador do Arraial do Pavulagem.

SOLIDARIEDADE PELO RIO GRANDE DO SUL

Além de proporcionar uma noite de cultura e alegria, a Roda de Boi também terá um caráter solidário, com a arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul.

“O evento é uma forma de compartilhar a expectativa crescente do público e do Batalhão da Estrela pelos Arrastões. Além disso, a arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul é uma mostra de que a nossa cultura pode ser instrumento de solidariedade. Convidamos o público a participar”, diz Júnior Soares, músico e co-fundador do Arraial do Pavulagem.

O MAIOR BATALHÃO DA ESTRELA DE TODOS OS TEMPOS

A expectativa para a Roda de Boi é elevada, especialmente com a integração do maior Batalhão da Estrela da história, contando com 1100 brincantes. Em 2023, o Batalhão da Estrela (grupo artístico que se apresenta no núcleo dos cortejos) tinha 900 integrantes – indicando um aumento progressivo no entusiasmo e envolvimento da comunidade.

SERVIÇO:

Roda de Boi + Arrecadação de Doações para o Rio Grande do Sul

Data: 01/06
Horário: a partir de 20h
Local: Boulevard da Gastronomia, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem
Entrada: Gratuita
Atividade Solidária: Arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul
AGENDA PAVULAGEM (próximas datas importantes)

01/06 – Roda De Boi (show grátis da banda Arraial do Pavulagem e convidados a partir de 20h, no Blvd da Gastronomia)

De 25/05 a 12/06 – Ensaios do Batalhão da Estrela no Blvd da Gastronomia (com mais de 1100 brincantes)

13/06 – Ensaio Geral + Levantação dos Mastros de São João, a partir de 17h

16, 23 e 30/06 e 07/07 – Arrastões do Pavulagem (concentração 9h no Theatro da Paz)

Mais informações nas redes sociais do Arraial do Pavulagem: linktr.ee/pavulagem.