Após Gilmarpalooza, ministros do STF e do STJ esticam viagem a Coimbra

Esportes

Também compareceram ao Fórum de Lisboa, organizado por Mendes e encerrado na semana passada, os ministros do STF Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flavio Dino. Apenas Mendes e Moraes participaram também como palestrantes do evento em Coimbra.

Barroso e o ministro Kassio Nunes Marques, que não foi a Lisboa, chegaram a ter o nome anunciado na programação do evento de Coimbra, mas acabaram não indo. Oficialmente, os ministros do Supremo e do STJ já estão de recesso, mas, neste ano, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Flávio Dino decidiram seguir trabalhando normalmente durante as férias de julho.

Os pedidos urgentes que chegarem para os demais ministros ou os novos processos distribuídos a eles no período que tenham pedido de liminar serão analisados pelo plantão da Presidência.

Uma das mais tradicionais universidades portuguesas, a Universidade de Coimbra é uma referência na área do Direito. Quando não havia faculdades no Brasil, ela era a instituição onde muitos brasileiros iam estudar Direito. Seu prédio, inclusive, inspirou as primeiras faculdades de Direito do Brasil, a da USP e a do Recife.

A assessoria de imprensa do STF informou que não há pagamento de diárias para ministros em viagens internacionais, apenas para o presidente da Corte. Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa do Ipeja não retornou para informar se o instituto pagou passagem e estadia aos participantes.