Ana Marcela é 5ª no Mundial e vai defender ouro olímpico em Paris

Esportes

Ela, porém, conquistou a vaga, porque duas francesas terminaram à frente dela, na zona de classificação, e o país já tinha uma vaga por ser país sede. Assim, um desses passaportes foi realocado para a próxima classificada do Mundial, exatamente a brasileira.

O pódio teve vitória da holandesa Sharon van Rouwendaal com a medalha de ouro, em chegada apertada contra a espanhola Maria de Valdes, prata, 0s1 atrás, e a portuguesa Angelica André, bronze por 1s3. Ana Marcela bateu 4s3 atrás da campeãs, em quinto. Ela disse, após a prova, que ficou com os óculos embaçados e não percebeu que estava na briga por medalha: pensava estar mais atrás na classificação.

Histórico

Em Paris, Ana Marcela disputará sua quarta Olimpíada. Ela estreou em Pequim, aos 16 anos, mas não conseguiu a vaga para Londres por uma regra que só permitia duas representantes por país se ambas fossem top10 do Mundial, e a baiana foi 11ª nos 10km no Mundial de Xangai.

No Rio, ela teve problemas com a suplementação durante a prova e terminou em um frustrante 10º lugar. Foi à forra em Tóquio, conquistando o primeiro ouro olímpico do Brasil na modalidade, a segunda medalha — Poliana Okimoto fora bronze em 2016.

Em Mundiais, segue o tabu: Ana Marcela nunca venceu a prova de 10km, distância olímpica. Ela é penta nos 25km, prova que não é mais disputada nos Mundiais, e bi nos 5km, Nos 10km, tem uma prata (2013) e três bronzes (2015, 2017, 2022).



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *