Alemanha vence a Dinamarca e vai às quartas da Euro em jogo com paralisação inusitada

Esportes

A Alemanha está classificada para as quartas de final da Eurocopa. A anfitriã da competição continental venceu a Dinamarca por 2 a 0, neste sábado (29), com gols de Havertz e Musiala.

O confronto teve de tudo: gols anulados para as duas seleções, marcação de pênalti e até uma inusitada paralisação por conta da forte chuva, com granizos e raios, que atingiu o estádio Signal Iduna Park, em Dortmund.

A Dinamarca conseguiu bons momentos, sobretudo antes de o duelo ser interrompido, mas falhou na hora de definir as jogadas. O zagueiro Andersen foi de herói a vilão: fez o gol que foi anulado e também foi o responsável pelo pênalti para o adversário.

Os alemães dominaram grande parte do jogo e aproveitaram as oportunidades. O time da casa agora aguarda o vencedor do confronto entre Espanha e Geórgia, que será disputado neste domingo (30), às 16h (de Brasília).

Equilíbrio até a paralisação

O primeiro tempo foi agitado. Logo aos três minutos, Kroos cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Schlotterbeck, que ganhou a vaga no time titular da Alemanha por conta da suspensão de Tah, cabeceou e fez o gol. Mas a arbitragem marcou falta na jogada e anulou o lance.

A Alemanha, jogando em casa, aproveitou o susto inicial e foi para cima. Aos seis minutos, Kimmich chutou de longe e obrigou o goleiro Schmeichel a fazer a primeira boa defesa do duelo.

O time alemão ainda viu Schmeichel defender mais um cabeceio de Schlotterbeck, na sequência, e um chute cruzado de Havertz, aos 10 minutos.

Depois de segurar a pressão, a Dinamarca começou a equilibrar o jogo. Aos 20, Eriksen foi lançado por Andersen, dominou já tirando de Rudiger e finalizou. O zagueiro se recuperou a tempo e interceptou o chute. Três minutos depois, Maehle aproveitou sobra de Eriksen e bateu forte, dentro da área, mas direto para a linha de fundo.

A emoção foi interrompida aos 34 minutos. Uma forte chuva, com granizo e raios, atingiu o estádio Signal Iduna Park, em Dortmund, que não tem cobertura. O árbitro paralisou o confronto e os jogadores se dirigiram aos vestiários. Foram cerca de 25 minutos sem jogo.

Quem achou que o duelo retornaria morno se enganou. Logo no segundo minuto após a volta, Havertz aproveitou cruzamento pela esquerda, cabeceou e parou em nova intervenção de Schmeichel.

Pouco depois, Schlotterbeck, que estava bem no jogo, se enrolou dentro da área, perdeu a bola para Højlund e quase complicou a Alemanha. O camisa 9 dinamarquês não aproveitou e chutou para fora.

O primeiro tempo ainda teve um último lance de perigo, aos 44. A Dinamarca roubou a bola no campo de defesa e saiu rápido, em contra-ataque. Delaney conseguiu achar Højlund, mas o goleiro Neuer saiu bem do gol e fez a defesa.

Alemanha aproveita chance e mata o jogo

A etapa final começou com um susto. O árbitro viu uma possível falha na iluminação do estádio e conversou com os atletas. Não foi preciso, porém, nova paralisação.

Assim como no primeiro tempo, houve um gol anulado logo no início, agora para a Dinamarca, aos dois minutos. O zagueiro Andersen aproveitou sobra após bate e rebate na área e chutou de direita para o fundo da rede. Foi marcado impedimento no lance.

Andersen e os dinamarqueses receberam, três minutos depois, um balde de água fria. O alemão David Raum tentou cruzar e a bola foi na mão de Andersen. O árbitro foi chamado ao VAR e, após revisar a jogada, marcou pênalti para a Alemanha. Havertz foi para a cobrança e abriu o placar — o atacante chegou a quatro gols na história da competição e está atrás apenas de Mario Gomez e Jürgen Klinsmann, ambos com cinco, na lista dos artilheiros do país. O goleiro Schmeichel até acertou o canto, mas não alcançou a bola.

Aos 13 minutos, Havertz teve a chance de fazer o segundo. O camisa 7 conseguiu escapar de dois marcadores, arrancou e saiu de frente para o goleiro. Na hora de finalizar, tentou uma cavadinha, mas mandou para a linha de fundo. E ele não parou. Em outra arrancada minutos depois, deu um bom passe para Sané chegar batendo, dentro da área, mas os alemães novamente não acertaram o gol.

Højlund, da Dinamarca, também teve oportunidade de finalizar aos 20 minutos, mas viu Neuer defender o chute perigoso.

Quem aproveitou, pouco depois, foi o alemão Musiala. O camisa 10 recebeu lançamento de Schlotterbeck do campo de defesa, teve tempo de dominar, ajeitar o corpo e bater com categoria para marcar: 2 a 0.

Com o placar a favor, a Alemanha administrou o resultado. Quase nos acréscimos, Wirtz chegou a fazer o terceiro, um golaço, driblando o goleiro, mas a arbitragem marcou outro impedimento.

Situação na Eurocopa

Alemanha: Classificada às quartas de final

Dinamarca: Eliminada

Próximo jogo da Alemanha

Espanha ou Geórgia – 05/07, às 13h (de Brasília) – Quartas de final da Eurocopa

Próximo jogo da Dinamarca

Suíça – 05/09, às 15h45 (de Brasília) – Uefa Nations League