Adobe sugere que pode acessar conteúdo privado e revolta usuários

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Mudança nos termos de uso da Adobe indica uso de ferramentas para analisar conteúdo do usuário e gerou polêmica nas redes sociais; entenda o caso

Uma notificação sobre os termos de serviço da Adobe pegou muitos usuários de surpresa: a empresa afirmou que pode ter acesso a todo o conteúdo criado nos softwares da empresa, como Photoshop e Premiere, a partir de “métodos manuais e automatizados” — o que implica no uso de ferramentas de aprendizado de máquina para coletar informações de arquivos pessoais ou protegidos por acordos de confidencialidade.



Foto: Szabo Viktor/Unsplash / Canaltech

Os termos foram atualizados em fevereiro deste ano, mas o caso viralizou recentemente por causa de uma notificação pop-up enviada pelo Adobe Creative Cloud para informar a mudança. Uma publicação do artista Sam Santala no X (antigo Twitter) com o novo aviso já tem mais de 9 milhões de visualizações na rede e está acompanhada de várias críticas à decisão.

Entenda o caso

A notificação da Adobe avisa que atualizou os termos gerais de uso dos softwares da companhia, com destaque para o trecho “Clarificamos que nós podemos acessar o seu conteúdo por métodos manuais e automatizados, como na análise de conteúdo”. Além disso, a nota reforça as seções 2.2 e 4.1 do texto.

A primeira seção mencionada fala sobre o acesso ao conteúdo criado pelo usuário e diz que a empresa pode “acessar, visualizar ou escutar seu conteúdo por meio de métodos automatizados e manuais, mas apenas de maneiras limitada e somente conforme permitido por lei”.

Além disso, reforça que os sistemas automatizados poderiam analisar os conteúdos com aprendizado de máquina “para aperfeiçoar nossos Serviços e Software e a experiência do usuário”. O trecho deixou muitos usuários confusos sobre a possibilidade de a empresa treinar modelos de IA com o material.

A outra seção em destaque define o que é um conteúdo nas plataformas da Adobe e diz que a empresa tem o direito (mas não a obrigação) de remover qualquer material que viole os termos de serviço. O texto ainda reforça que a companhia não analisa todo o material enviado, mas pode usar “tecnologias disponíveis, fornecedores ou processos, incluindo análise manual, para verificar determinados tipos de conteúdo ilegal”.




Trecho em notificação da Adobe deu a entender que a empresa tem acesso aos conteúdos de cada usuário a partir de métodos automatizados (Imagem: Reprodução/Adobe)

Trecho em notificação da Adobe deu a entender que a empresa tem acesso aos conteúdos de cada usuário a partir de métodos automatizados (Imagem: Reprodução/Adobe)

Foto: Canaltech

Vice-presidente executivo da Adobe respondeu

A Adobe não fez nenhum comentário oficial sobre o caso, mas quem apareceu para apagar o fogo da discussão foi o Vice-presidente Executivo e Chefe de Estratégias da empresa, Scott Belsky.

Em resposta a algumas publicações no X, Belsky disse que “a escolha de palavras do resumo não é clara” e “passou o feedback para a equipe legal” da empresa. Na visão do executivo, os termos de serviço explicam os detalhes da situação, mas a forma em que a notificação pop-up foi escrita abre brecha para essas dúvidas.

Além disso, ele reforçou que a empresa não treina o modelo Firefly GenAI (usado para gerar imagens por IA) com base em conteúdos privados dos usuários, apenas com materiais enviados para a plataforma Adobe Stock.

Scott Belsky ainda comentou que os termos de serviço são similares ao de outras provedoras de software que possuem recursos de armazenamento em nuvem — a plataforma pode acessar um conteúdo para exibi-lo em pesquisas dentro do próprio Photoshop, por exemplo.

Como impedir que a Adobe analise seu conteúdo

A Adobe ainda oferece uma alternativa para você impedir que a empresa acesse seus conteúdos e use análises por aprendizado de máquina:

  1. Acesse account.adobe.com/privacy;
  2. Faça login com a conta da Adobe;
  3. Desmarque a opção “Análise de conteúdo”.


  4. Abra as configurações de privacidade para impedir que a Adobe analise o conteúdo de sua conta (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

    Abra as configurações de privacidade para impedir que a Adobe analise o conteúdo de sua conta (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

    Foto: Canaltech

A medida afeta todos os softwares da Adobe vinculados à conta do usuário, como o Photoshop ou o Illustrator.

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