6 características já ‘confirmadas’ em vazamentos recentes

Tecnologia

Recentemente, um vídeo da Sony foi alvo de vazamento, e precisou ser retirado do ar pela empresa. Nele, foram confirmadas algumas informações, assim como em outros documentos acessados por jornalistas e insiders ao longo dos últimos meses – portanto, vão além de simples rumores, mas não chegam a ser oficiais, já que a última palavra será dada pela empresa abertamente. Ainda assim, veja, a seguir, tudo que já foi “confirmado” por esses leaks recentes.

O mais recente vazamento que tratava de uma previsão de lançamento do PS5 Pro apontava sua chegada para o segundo semestre deste ano. A data encaixa naquilo que as empresas costumam planejar, com seus grandes lançamentos por trimestres e de acordo com datas comemorativas associadas ao comércio. O PS5 Slim, por exemplo, alvo de rumores e vazamentos ao longo do ano passado, chegou, de fato, em novembro de 2023 – janeiro de 2024, no Brasil.

Seguindo esta lógica, alguns rumores apontam que o PS5 Pro chegue no último trimestre do ano, aproveitando a proximidade com datas como Natal e Black Friday, especialmente nos EUA. Além disso, ele também poderia sair mais perto do final do ano, já preparando o terreno para 2025, quando jogos aguardados como GTA 6 devem chegar ao mercado – e prometem tirar bastante proveito do poder do aparelho.

É de se imaginar que o PS5 Pro tenha gráficos melhores que o PS5 original. Isso porque os rumores indicam que o processador AMD Zen 2 ganhará maior potência, saindo de 3,5 GHz para 4,4 GHz. Além disso, o chip gráfico terá uma capacidade entre 14 e 29 Teraflops, contra os atuais 10 Teraflops do PS5 que está no mercado – e rumores mais recentes indicam ainda que ele poderia chegar a ter até mesmo 33,5 Teraflops.

Como citamos, o processamento do PS5 Pro pode ter um leve incremento na sua velocidade, apesar de manter a mesma estrutura. O insider Tom Henderson cita um aumento de 10% na performance, mas diz que isso pode afetar negativamente o processador gráfico, com uma perda de 1,5%. Parece pouco, mas isso pode ter alguma mudança significativa em como os jogos são gerenciados pelo console. A renderização pode chegar a ser 45% mais rápida.

Além disso, os vazamentos indicam que o PS5 Pro tenha algo chamado de “RTU”, ou “Ray Tracing Unit”, um componente dedicado exclusivamente para essa tecnologia. Isso faria com que o console deixasse de ter dificuldade em reproduzir o Ray Tracing, o que ocorre atualmente, tornando a experiência realista como nunca antes.