5 frutas diuréticas que acabam com o inchaço e “secam” a barriga

Notícias e Atualidades

Incômodo que acomete em maior parte o público feminino, a retenção de líquidos gera mal-estar e desconforto. Alguns fatores, como oscilações hormonais, ingestão excessiva de industrializados ricos em açúcares e sódio, baixa ingestão hídrica, ingestão de bebidas alcoólicas e calor excessivo, podem aumentar o inchaço.

Em contrapartida, uma alimentação saudável, com boa ingestão de água e alimentos nutritivos, colabora contra esse quadro.

Para isso, reduzir o consumo de sal de cozinha e alimentos salgados, a exemplo dos embutidos; e incluir alimentos com propriedades diuréticas que estimulam o trabalho dos rins e a produção de urina e a eliminação de sódio ajuda a reduzir o inchaço.


0

 

Além da boa ingestão de água, algumas frutas são ótimas para “secar”. Anote!

Pêra
A pêra conta com efeito diurético principalmente devido ao baixo teor de sódio associado ao alto teor de potássio (que ajudam a manter o equilíbrio da água dentro e fora da célula).

Além disso, a fruta é rica em arbutina, substância encontrada na pele da fruta, e em potássio.

Mirtilos
Eles têm uma quantidade enorme de antioxidantes, utilizados como aliados na prevenção de infecção urinária e outros distúrbios da bexiga. Também possuem alto teor de potássio e água, ajudando na hidratação.

Melancia
Líder do ranking como uma das frutas mais hidratantes, a melancia é constituída por 90% de água, com alta concentração de líquidos e minerais com ação diurética. Os antioxidantes presentes na fruta ainda influenciam positivamente a função renal.

Abacaxi
O abacaxi conta com muitas propriedades saudáveis mas, acima de tudo, é um excelente diurético devido ao alto teor de potássio.

Essa fruta também auxilia a eliminar as toxinas graças às suas enzimas digestivas, como a bromelina, que também ajuda no funcionamento do fígado.

Melão
Fruta baixa em calorias devido à alta presença de água, o melão pode ser consumido em boas quantidades, ofertando, principalmente, a água ao organismo. Possui bioflavonóides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *