15 filmes de drama tão perturbadores que poderiam ser filmes de terror

Tecnologia


Títulos como 127 Horas e Zona de Interesse são exemplos de produções que chocam pelos enredos provocadores e até violentos; conheça mais filmes dessa linha e saiba onde assistir Alguns filmes de drama são tão pertubadores ao ponto de deixar o público traumatizado como se fossem obras de terror. De comédias até produções assustadoras, títulos como Primeiro, Mataram Meu Pai (2017), O Lobo Atrás da Porta (2013), Irreversível (2002) e Onde os Fracos Não Tem Vez (2007) mostram as possibilidades do drama em introduzir obras tão aterrorizantes e provocadoras que mais parecem criações de horror. Longas desse tipo estão disoníveis em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Mubi.
Para expandir o conhecimento do público sobre a amplitude dessas produções, o TechTudo preparou uma lista de 15 longas dramáticos que mais amedrontam do que emocionam. Confira, a seguir, detalhes como elenco, enredo e repercussão de cada item.
🎬 15 documentários tão pesados que fazem você desejar que tudo seja mentira
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Dente Canino explora o autoritarismo que pode existir dentro do ambiente familiar
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Confira o índice com os filmes dramáticos com potencial para o terror:
Bicho de Sete Cabeças (2000)
Primeiro, Mataram Meu Pai (2017)
Dente Canino (2009)
Miss Violence (2011)
O Pássaro Pintado (2019)
Incêndios (2011)
127 Horas (2010)
O Lobo Atrás da Porta (2013)
Sobre Meninos e Lobos (2003)
Zona de Interesse (2023)
1984 (1984)
Irreversível (200)
Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)
Animais Noturnos (2016)
A Estrada (2009)
1. Bicho de Sete Cabeças (2000)
Estrelado pelo hoje internacional Rodrigo Santoro (Bom Dia, Verônica), Bicho de Sete Cabeças é uma das obras mais provocadoras presentes na carreira do astro. Baseado no livro Canto dos Malditos, escrito pelo ativista antimanicomial Austregésilo Carrano Bueno, o longa dirigido por Laís Bodanzky (Chega de Saudade) é um retrato cru da politica de saúde mental no Brasil antes da reforma psiquiátrica.
Na trama, Neto (Santoro) é um adolescente que vai parar em um sanatório contra sua vontade após seu pai descobrir um cigarro de maconha em suas coisas. Sem um diagnóstico claro de distúrbio mental, Neto se torna vítima de tratamentos nada eficazes para o seu caso, que envolvem sedativos pesados e uso de eletrochoque, além da violência cometida pelos enfermeiros. Tudo isso contribui para fragilizar permanentemente a cabeça do rapaz. Disponível na Netflix, o filme ainda conta com Othon Bastos (Nosso Lar) e Cássia Kis Magro (Desalma) no elenco. O longa tem aprovação de 84% da audiência no Rotten Tomatoes e nota 7,7 no IMDb.
Bicho de Sete Cabeças, estrelado por Rodrigo Santoro, é inspirado em história real
Reprodução/Netflix
2. Primeiro, Mataram Meu Pai (2017)
Baseado no livro homônimo escrito pela ativista cambojana Loung Ung, o filme Primeiro, Mataram Meu Pai mostra as atrocidades cometidas contra a população do Camboja durante o regime do Khmer Vermelho, período ditatorial de orientação socialista regido por Pol Pot (1925 – 1998). A destruição da família de Ung e sua transformação em criança-soldado foi trazida às telas pela atriz e cineasta Angelina Jolie (Eternos), que dirigiu o longa como exclusivo da Netflix. A trama possui nota 7,2 no IMDb e aprovação de 88% no Rotten Tomatoes.
A trama se passa em 1975, época em que o Kmher Vermelho, nome popular do Partido Comunista do Camboja, toma o poder no país. Milhares de pessoas são mantidas pelo novo governo em campos de trabalho forçado. Entre os prisioneiros está a família de Loung Ung (Sareum Srey Moch), uma menina de apenas cinco anos filha de um ex-integrante da Força Nacional do país. Após presenciar o assassinato de seu pai pelos soldados do regime, Ung pensa em como sobreviver a esse pesadelo.
Após ter o pai morto no regime do Khmer Vermelho, a pequena Loung Ung, de apenas 5 anos, é obrigada a fazer parte do exército do governo
Reprodução/Rotten Tomatoes
3. Dente Canino (2009)
Antes de se destacar no Oscar 2024 com Pobres Criaturas, o cineasta grego Yorgos Lanthimos já tinha dado seu primeiro passo na cerimônia com Dente Canino. Indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, o drama é um dos marcos da Estranha Onda Grega, movimento marcado pela excentricidade das histórias e atuações. Em uma casa localizada numa região isolada na Grécia vive um casal de meia idade com seus três filhos, duas meninas e um rapaz. Com exceção do pai, nenhum dos quatro integrantes podem sair de casa. Tudo o que os filhos sabem é transmitido de maneira propositalmente incorreta por seus pais. Há uma promessa do pai de que os filhos poderão sair só quando o dente canino deles cair. Enquanto isso não acontece, a filha mais velha começa a burlar algumas das regras ditadas pelo pai autoritário.
Disponível no Reserva Imovision, o título tem no elenco Christos Stergioglou (Jogo de Poder), Angeliki Papoulia (O Lagosta), Christos Passalis (Silence 6-9) e Mary Tsoni (Artherapy). A obra grega rendeu nota 7,2 no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Um pai cria rigorosamente os filhos afastando eles do mundo exterior
Reprodução/IMDb
4. Miss Violence (2011)
Outro título da Estranha Onda Grega estrelado por uma família desestruturada é Miss Violence, do diretor Alexandros Avranas (Crimes Obscuros). Diferente do conterrâneo Dente Canino, Avranas cria um mistério angustiante que é esclarecido de forma tão violenta que o espectador desejaria ter permanecido ignorante ao fim do longa. No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki morre após saltar da janela do prédio onde mora com os avós, a mãe e seus irmãos. A polícia é chamada para investigar o caso e acredita se tratar de um suicídio. Porém, de forma bastante suspeita, o avô da menina tenta convencer os agentes de que tudo não passou de um acidente.
O título está disponível no Looke e é protagonizado por Themis Panou (Jogo do Poder), Reni Pittaki (Não Me Ame), Eleni Roussinou (Crimes Obscuros) e Sissy Toumasi (Amercement). A obra apresenta nota 7,1 no IMDb e aprovação de 81% no Rotten Tomatoes.
O suicídio de uma adolescente revela os problemas de sua família disfuncional
Reprodução/TIFF Originals
5. O Pássaro Pintado (2019)
Se você chorou com Túmulo dos Vagalumes (1988) e O Menino do Pijama Listrado (2008), é provável que fique assombrado com o drama de guerra O Pássaro Pintado. A adaptação do diretor Vaclav Marhoul (Tobruk) para o romance homônimo de Jerzy Kosinski não poupa o espectador de cenas de abuso contra menores (simuladas, obviamente) durante a 2ª Guerra Mundial. Disponível no Mubi, o longa conta com Petr Kotlár (11 barev ptácete), Udo Kier (Bacurau), Stellan Skarsgard (Duna) e Harvey Keitel (Cães de Aluguel) no elenco.
Em uma região não identificada da Europa Oriental conhecemos Joska (Kotlár), um garoto judeu enviado pelos pais para o campo para que ele não seja capturado pelos nazistas. Entretanto, o menino precisa se virar sozinho depois que a tia idosa que deveria cuidar dele morre. Perambulando por aldeias maltratadas pela guerra, Joska encara o lado mais brutal e perverso do ser humano, com aldeões reproduzindo nele o mesmo tipo de sadismo propagado pelos nazistas. Com nota 7,3 no IMDb, o longa tem aprovação de 82% no Rotten Tomatoes.
O garoto judeu solitário passa a ser alvo dos abusos cometidos pelos aldeões dos vilarejos por onde passa
Reprodução/The Movie Database
6. Incêndios (2010)
Dirigido pelo hoje cultuado Denis Villeneuve (Duna), Incêndios colocou o nome do diretor canadense no mapa de Hollywood após a indicação do filme ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Adaptação da peça homônima de Wajdi Mouawad, o drama une de forma provocadora problemas familiares com tensões geopolíticas e religiosas do Oriente Médio. Após a morte da mãe, os gêmeos Jeanne (Désormeaux-Poulin) e Simon (Gaudette) descobrem que possuem mais um irmão e que o pai deles, que nunca conheceram, está vivo. O testamento deixado para os dois exige que duas cartas sejam entregues aos parentes. Destinada a cumprir o acordo, Jeanne viaja até um país desconhecido do Oriente Médio, onde descobre segredos chocantes sobre o passado de sua genitora.
Disponível no Reserva Imovision, o filme tem Lubna Azabal (Túnica), Mélissa Désormeaux-Poulin (Ruptures) e Maxim Gaudette (Higiene Social) no elenco. O filme tem nota 8,3 no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Incêndios foi o primeiro filme de destaque do diretor Denis Villeneuve, diretor de Duna
Reprodução/IMDb
7. 127 Horas (2010)
A experiência real do alpinista Aron Ralston, que ficou com o braço preso por dias em uma montanha nos Estados Unidos, foi retratada pelo diretor Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?) no filme 127 Horas. Durante uma escalada em um cânion em Utah (EUA), o aventureiro Aron Ralston cai em direção a uma fenda e fica com o braço preso entre duas paredes de pedra. Sem conseguir se soltar, Ralston começa a refletir sobre sua vida e as decisões que tomou antes desse acidente. Ao passar dos dias e com poucos recursos, Aron terá de tomar uma atitude drástica para conseguir sair vivo.
Com James Franco (Camile – Um Amor de um Outro Mundo) no papel principal, o longa está disponível no Star+. Outros destaques no cast são Kate Mara (Perdido em Marte), Amber Tamblyn (Two and a Half Men), Clémence Poésy (Harry Potter e o Cálice de Fogo), e mais. A produção apresenta 93% de aprovação no RT e nota 7,5 no IMDb.
127 Horas: James Franco interpreta o alpinista Aron Ralston
Reprodução/IMDb
8. O Lobo Atrás da Porta (2013)
O filme do diretor paulista Fernando Coimbra (Castelo de Areia) é outra produção brasileira da lista que se baseia em uma história real perturbadora. Trata-se do caso da Fera da Penha, um caso de adultério ocorrido no Rio de Janeiro na década de 1960 e que terminou em tragédia. A dona de casa Sylvia (Nascimento) vai até a polícia dar queixa sobre o desaparecimento de sua filha. Rapidamente chega na delegacia o pai da criança, Bernardo (Cortaz), que durante o depoimento confessa que uma amante sua pode ter relação com o sumiço. Quando Rosa (Leal), a amante de Bernardo, é chamada a depor, ela expõe um lado obscuro sobre sua relação com os pais da garotinha.
Na versão modernizada de Coimbra, estão presentes Milhem Cortaz (Tropa de Elite), Leandra Leal (Cheias de Charme), Fabíula Nascimento (Estômago) e Juliano Cazarré (Fuzuê). Disponível no Star+. A trama obteve aprovação de 84% no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb.
Uma relação extraconjugal se transforma em um caso de polícia quando uma menina desaparece e a principal suspeita é a amante do pai da criança
Reprodução/The Movie Database
9. Sobre Meninos e Lobos (2003)
O best-seller do autor Dennis Lehane chegou às telonas sob a direção de Clint Eastwood (Cry Macho). Sobre Meninos e Lobos é uma mistura de traumas de infância e amizades destruídas por segredos assustadores. No enredo, os amigos de infância Dave (Robbins), Sean (Bacon) e Jimmy (Penn) tiveram suas vidas marcadas por um abuso que sofreram quando crianças por policiais. Já adultos e distantes eles se esqueceram desse evento e ficam assombrados quando a filha adolescente de Jimmy é assassinada. A essa altura o personagem considera um de seus melhores amigos como o principal suspeito.
Estão no elenco dessa adaptação Sean Penn (Milk – A Voz da Liberdade), Tim Robbins (Silo), Kevin Bacon (O Mundo Depois de Nós), Laurence Fishburne (Matrix), entre outros. O longa está no catálogo do Max. A trama recebeu pontuações de 7,9 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes.
O desaparecimento de uma jovem causa um estranhamento entre três amigos de longa data
Reprodução/The Movie Database
10. Zona de Interesse (2023)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na cerimônia de 2024, Zona de Interesse usa da apatia à barbárie como elemento de horror. O diretor Jonathan Glazer (Sob a Pele) conduz a adaptação do romance de Martin Amis fazendo forte uso do som ambiente e dos sinais sugestivos presente nas atuações de Sandra Hueller (Anatomia de uma Queda) e Christian Friedel (13 Minutos). O longa está no catálogo do Prime Video.
O enredo acompanha a vida campestre do general alemão Rudolf Höss (Friedel) e sua família, habitantes de uma casa na Polônia que é vizinha do campo de concentração de Auschwitz. Porém, nenhum dos moradores, das crianças ou adultos, parecem se importar com isso. Mas quando Rudolf precisa ser realocado para Berlin, sua esposa Hedwig (Hueller) insiste em morar com os filhos na mesma residência, ignorando toda a aura macabra que ronda a casa. A nota no IMDb é de 7,5, enquanto no RT é de 93%.
O filme Zona de Interesse chega no dia 31 de março ao Prime Video
Divulgação/A24
11. 1984 (1984)
Quando o mundo finalmente chegou ao ano de 1984, o cineasta Michael Radford (O Carteiro e o Poeta) não perdeu a oportunidade de lançar nos cinemas uma nova adaptação do clássico romance de George Orwell. O longa 1984 relembra a distopia pós-guerra onde os cidadãos são vigiados por uma entidade política conhecida por “Grande Irmão”. Em uma versão distópica do ano de 1984, o mundo está dividido em nações em constante guerra. No território da Oceania, mais precisamente onde antes era a cidade de Londres, vive Winston Smith (Hurt), funcionário de um órgão do governo responsável por reescrever a história. Nessa sociedade, não é permitido ter relações afetivas, mas essa lei é rompida por Winston quando ele começa a se envolver com uma colega de trabalho.
Nesta obra do Prime Video, os astros John Hurt (V de Vingança), Suzanna Hamilton (Entre Dois Amores) e Richard Burton (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?) integram o cast. As médias são de 7,1 no IMDb e 73% no Rotten.
A obra literária de George Orwell chegou exatamente no ano de 1984 nos cinemas
Reprodução/The Movie Database
12. Irreversível (2002)
O próprio nome desse filme do diretor Gaspar Noé (Love) já anuncia que não dá para “desver” as cenas chocantes de abuso sexual presentes no enredo. Após um longo período de sumiço no streaming e nas locadoras online, o drama francês está hoje disponível no Mubi. O enredo segue de forma não-linear os eventos que cercam três personagens: os amigos Marcus (Cassel) e Pierre (Dupontel) e Alex (Belluci), namorada de Marcos e ex de Pierre. Após a moça ser violentamente estuprada por um homem conhecido como “Le Tenia” (“O verme”, em português), os dois amigos perambulam pelas ruas de Paris dispostos a fazer justiça com as próprias mãos.
Fazem parte do elenco Vincent Cassel (Westworld), Albert Dupontel (Adeus, Idiotas), Jo Prestia (Legião do Mal) e Monica Belluci (Matrix Reloaded), esta última responsável também por coordenar a polêmica cena de assédio do longa. Ainda que polêmica, a obra conquistou nota 7,3 no IMDb; já entre a crítica, o filme obteve apenas 53% de aprovação no RT, índice considerado “podre” nos critérios do site.
A noite de um trio de amigos ficará marcada por um evento trágico
Reprodução/The Movie Database
13. Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)
Mais do que um simples antagonista, o assassino de aluguel Anton Chigurh, personagem de Javier Bardem (Mãe!) em Onde os Fracos Não Tem Vez, segue o arquétipo do matador slasher similar aos lendários Jason Vorhees (Sexta-Feira 13) e Michael Myers (Halloween). O thriller de ação e suspense dos irmãos Ethan e Joel Coen, ambos conhecidos por Bravura Indômita está no catálogo do Telecine (via Globoplay). Em uma região desértica do Texas, na década de 1980, o caçador Llewelyn Moss (Brolin) encontra uma maleta cheia de dinheiro junto a um homem baleado dentro de um carro. Inadvertidamente, Moss leva o dinheiro para casa. O que ele não sabe é que a grana faz parte de um acordo malsucedido entre chefões do crime, que agora mandam o implacável assassino Anton Chigurh para reaver a maleta custe o que custar.
Além de Bardem, o elenco ainda conta com Tommy Lee Jones (MIB – Homens de Preto), Josh Brolin (Duna) e Woody Harrelson (Jogos Vorazes). As notas são de 8,2 no IMDb e aprovação de 93% no RT.
O vilão Anton Chigurh é o maior destaque do filme
Reprodução/The Movie Database
14. Animais Noturnos (2016)
No melhor estilo “história dentro da história”, Animais Noturnos surpreende o espectador com um enredo que começa dentro de um assunto trivial (a separação amarga entre dois amantes) e descamba para uma viagem sombria que contém estupros, roubos, mortes e vingança. O drama do diretor Tom Ford (Direito de Amar) adapta o romance Tony and Susan, de Austin Wright. O título está no catálogo do Amazon Prime Video.
Na trama, a negociante de arte Susan (Adams) recebe em seu escritório um manuscrito de um livro do ex-marido, Edward (Gyllenhaal). Ao se deparar com a história, Susan fica aterrorizada com as passagens, pois trata-se de um homem que perdeu violentamente esposa e filha em uma viagem na estrada e agora quer se vingar. Aos poucos, a protagonista relaciona o manuscrito com seu passado conturbado.
O elenco conta com a presença de Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos), Amy Adams (Encantada), Michael Shannon (O Homem de Aço) e Aaron Taylor-Johnson (Kick-ass). O título obteve nota 7,5 no IMDb e aprovação de 74% no RT.
Animais Noturnos acompanha uma história paralela que se desenvolve dentro da principal
Reprodução/The Movie Database
15. A Estrada (2009)
A Estrada não é só um drama pós-apocalíptico, mas também uma forma de zerar a alegria do espectador em questão de minutos, devido os inúmeros momentos degradantes e pessimistas da história. Baseado no livro homônimo de Cormac McCarthy, o longa tem direção de John Hillcoat (A Proposta). O drama está no catálogo do Amazon Prime Video e Mubi.
Na história, após um evento climático inesperado, o planeta Terra está entregue às cinzas. Nesse ambiente devastado, um pai (Mortensen) viaja com seu filho (Smit-McPhee) em direção ao litoral. Mas até chegarem lá, a dupla precisa enfrentar grupos de canibais, falta de recursos e até mesmo o próprio desespero. O longa é estrelado por Viggo Mortensen (franquia Senhor dos Anéis), Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães), Charlize Theron (Atômica), Michael Kenneth Williams (A Escuta), entre outros. Entre a crítica, o filme conseguiu aprovação de 74% no Rotten Tomatoes, enquanto no IMDb a nota é 7,2.
Drama pós-apocalíptico é baseado no livro homônimo de Cormac McCarthy
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15)
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text